Campo Grande foi uma das cindo cidades do Brasil que foram selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar do Programa Nacional de Testagem para o novo coronavírus.

Segundo o Ministério da Saúde, para a capital serão disponibilizados 800 testes rápidos de antígeno que serão oferecidos a população no centro de testagem da Covid-19, no centro da cidade, já no dia do lançamento do programa e 32,1 mil durante toda a sua execução.

O lançamento está previsto para sexta-feira (17/9), às 9h (de MS), de maneira simultânea em todos os municípios participantes, por uma webconferência. O ato contará com a presença da secretária Extraordinária de Enfrentamento à covid, Rosana Leite de Melo.

Além da capital sul-mato-grossense foram selecionados para o estudo: Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO) e Foz do Iguaçu (PR).

De acordo com a prefeitura de Campo Grande, os resultados obtidos serão úteis para orientar os gestores no planejamento e realização de abordagens semelhantes nos estados e municípios.

Dados da pandemia

Campo Grande registrou, conforme dados da secretaria estadual de Saúde, 136.027 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. O número representa 36,7% do total do estado, que nesta terça-feira (14) atingiu 371.045.

Somente nesta terça, a capital de Mato Grosso do Sul confirmou mais 139 infectados com o coronavírus, o que representa 80,81% do total de novos casos do estado, que foi de 172.

Em relação as mortes. Campo Grande durante toda a pandemia registrou 4.014 óbitos, 42,4% do total de vidas perdidas em Mato Grosso do Sul para a doença. Das 9 mortes confirmadas na terça-feira, 1 foi na cidade.

Fonte: Portal G1 MS