Com intuito de levar melhorias voltadas a segurança pública dos moradores da região do Bairro Los Angeles, o Vereador Coronel Alírio Villasanti esteve na Base Comunitária da Polícia Militar. A reunião tratou também dos problemas enfrentados pelos moradores da região como pavimentação asfáltica, iluminação pública, esgoto, sinalização vertical e horizontal e a inclusão de redutor de velocidade no local que, temporariamente, abriga a Escola Cívico-Militar Marçal de Souza Tupa Y. “A região da grande Los Angeles está em constante crescimento. Cuidar da segurança pública é a prioridade do meu mandato, e a Base Comunitária vem ao encontro dessa proposta, pois ela é o termômetro da comunidade”, enfatizou o Vereador.

Ao lado da Base Comunitária está a Escola Cívico-Militar Marçal de Souza Tupã Y, que atende 560 alunos atualmente. A previsão para o ano que vem é de 800 estudantes.

Inclusa no Programa das Escolas Cívico-Militares, desde 2020, a instituição de ensino é conhecida por implantar o modelo de gestão de excelência nas áreas educacionais, didático-pedagógicas e administrativas, baseados nos Colégios Militares do Exército. “É importante que nossos estudantes cheguem na escola com segurança e retornem para os seus lares da mesma maneira. Também estamos estudando formas de potencializar o atendimento da Base com projetos sociais e cursos de capacitação, no qual os estudantes cívicos terão prioridade. Ter uma Base Comunitária para assistir esses jovens é de extrema relevância”, completou.

 

Administrada pelo Conselho Comunitário de Segurança (CCS), a Base Comunitária da Polícia Militar é presidida por José Carlos Barbosa, e conta com o apoio do 10° Batalhão da PM, da Escola Cívico-Militar e da comunidade local.

Os Conselhos Comunitários de Segurança (CCS´s) são grupos de pessoas do mesmo bairro ou Município que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas comunitários de segurança, além de desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais, e em parceria com os agentes de segurança pública. “Essa integração da Base Comunitária, juntamente com o CCS e a Escola Cívico-Militar tornará a região em um grande centro de cidadania. Modelo que poderá ser implantado até mesmo em outras comunidades”, finalizou o Vereador.

 

Na reunião estavam presentes o Comandante do 10º Batalhão da PM, Tenente Coronel Evangelista; o Sargento Melo e o Sargento Pontes, que são os Policiais Comunitários da região; o Diretor da Escola Cívico Militar Marçal de Souza Tupã Y, Ademir Medeiros dos Santos Júnior, juntamente com o Oficial de Gestão Escolar, Tenente Coronel Cícero Aparecido Pereira.

Texto: Da Redação