O presidente dos EUA, Donald Trump, cumprimentou o líder chinês Xi Jinping antes do encontro bilateral na Base Aérea de Gimhae, nos arredores do Aeroporto Internacional de Busan, na Coreia do Sul, nesta quinta-feira (30), horário local.

Este é o primeiro encontro presencial entre eles no segundo mandato de Trump. Espera-se que cheguem a um acordo sobre um plano para gerir as suas relações econômicas.

“É uma grande honra estar com um amigo meu, de verdade, há tanto tempo”, disse Trump enquanto estava sentado à mesa com Xi.

O líder dos EUA elogiou Xi como “distinto e respeitado” e um “grande líder de um grande país”.

“Teremos algumas discussões. Acho que já concordamos com muitas coisas e concordaremos com mais algumas agora mesmo”, disse Trump, referindo-se às negociações comerciais do último fim de semana entre altos funcionários dos EUA e da China.

Os líderes e seus principais assessores se reuniram em uma pequena sala, em torno de uma mesa de conferência decorada com arranjos florais brancos e azuis e as bandeiras de ambos os países.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário de Comércio, Howard Lutnick, a chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, estão entre as autoridades americanas que acompanharão Trump.

Tensões entre EUA e China

As tensões reacenderam nas últimas semanas devido à expansão dos controles de exportação por Washington e ao endurecimento das restrições à exportação de terras raras pela China.

Essa escalada de retaliações levou Trump a prometer novas tarifas de 100% sobre produtos chineses a partir de 1º de novembro.

Mas os Estados Unidos e a China fizeram progressos aparentes durante o fim de semana, após a última rodada de negociações comerciais na Malásia.

A estrutura do acordo comercial abriu caminho para um encontro entre Trump e Xi à margem da cúpula de CEOs da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), na Coreia do Sul.

Será o primeiro encontro presencial entre os dois líderes desde que o presidente americano retornou à Casa Branca, em janeiro.

O último encontro com Xi ocorreu em 2019, durante a cúpula do G20 em Osaka, no Japão.