O eleitor que está em dia com a Justiça Eleitoral e apto para votar no pleito deste ano pode imprimir o título diretamente na ferramenta de autoatendimento ao eleitor, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Também é possível solicitar a segunda via nos cartórios eleitorais, com prazo até esta quinta-feira (22).
Além disso, é possível obter a versão digital do título de eleitor através do aplicativo e-título, que está disponível para aparelhos Android e IOS.
O título eleitoral, no entanto, não é obrigatório no dia da eleição. Para votar, é necessário apenas a apresentação de um documento original com foto, mesmo que esteja com a data de validade vencida.
Documentos aceitos no dia da votação:
- Carteira de identidade
- Carteira de motorista com foto
- Certificado de reservista
- Carteira de trabalho
- Passaporte
- Identidade funcional emitida por órgão de classe
Para baixar o PDF do documento é só informar nome ou o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou o número do título, além da data de nascimento, nomes da mãe e do pai.
A segunda via está disponível apenas para os eleitores com as obrigações em dia ou que regularizaram o documento dentro do prazo de 4 de maio deste ano. Antes, os novos títulos feitos por meio do Título Net só podiam ser visualizados pelo aplicativo e-Título.
Passo a passo – No site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), basta acessar a primeira aba “Eleitor e Eleições”, depois clicar em “autoatendimento do eleitor”.
Nesta página, está o botão “imprimir título eleitoral”. Ao clicar, o sistema vai abrir um espaço para preenchimento dos dados. Por meio da área “autoatendimento do eleitor” também é possível consultar o local de votação.
Na Capital, o atendimento é no Fórum Eleitoral, na Rua Delegado José Alfredo Hardman Vianna, nº 180, no Parque dos Poderes, das 12h às 18h. O TRE também atende nos postos da Rede Fácil. No interior do estado é necessário consultar os contatos de atendimento em sua região.