Hoje (30/9) é o último dia para pagar o licenciamento de veículos com final de placa 9 em Mato Grosso do Sul.

O licenciamento é um procedimento anual e obrigatório que autoriza o veículo a circular pelas vias, atestando que o automóvel encontra-se em conformidade com as normas de segurança e ambiental para o setor automotivo.

Motorista que não efetuar o pagamento e for flagrado com veículo não licenciado comete infração gravíssima.

Atualmente, conforme disponível na relação de taxas do Detran/MS, para pagamentos dentro do prazo de vigência o valor do licenciamento é de R$ 207.87. Já quem pagar fora do prazo de validade o valor sobe para 269.88.

O pagamento pode ser efetuado nas agências ou bancos conveniados.

Quem realiza o pagamento em dia pode parcelar no cartão de crédito em até 12 vezes, com a regularização imediata da situação do veículo.

A frota de veículos em Mato Grosso do Sul é de 1,6 milhão.

Conforme calendário do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), os pagamentos começaram em maio, para placas final 1 e 2, e terminam em outubro, para placas de final 0.

Para realizar o pagamento, o proprietário pode imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículos (CRLV), por meio do Portal de Serviços no site Detran-MS.

Ao acessar o site, o usuário clica em Portal de Serviços, no canto superior direito e é remetido diretamente ao Meu Detran, onde, após cadastrar seus dados, tem acesso direto a serviços de forma separada.

Para emitir e pagar o licenciamento, basta apenas acessar a aba “Veículos” e em seguida clicar em ‘Baixar CRLV’.

Ainda é possível que o contribuinte tenha o documento pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito e compartilhá-lo em formato PDF com outros condutores, para que todos possam ter o documento em mãos.

Fonte: Correio do Estado