Começa hoje (24), a 24ª Conferência da Unale (União Nacional das Assembleias Legislativas). Todo o evento ocorre no Bosque Expo até o dia 26 de novembro. De forma híbrida, são esperados 30 mil pessoas acompanhando os painéis e palestras que terão como tema central “Unale 25+ – Redesenhando os Caminhos do Parlamento”, no ano em que a entidade completa seu jubileu de prata.

De acordo com a Unale é a primeira vez que uma edição da conferência será realizada em formato presencial e online, possibilitando aos participantes o acompanhamento de todos os painéis por meio de plataforma digital. “Esperamos atingir um público de cerca de 30 mil pessoas, que, juntas, irão debater sobre os desafios para o desenvolvimento do nosso País. Tenho certeza que Mato Grosso do Sul está preparado para receber essa edição da conferência, que neste ano, realizada no formato híbrido, contará com um público de grande dimensão a nível nacional e internacional e ainda com painéis de forte impacto social, em especial diante deste cenário de travessia pela pandemia do coronavírus”, ressalta a presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD-BA).

O deputado estadual por Mato Grosso do Sul, Lidio Lopes (PATRI), vice-presidente da Região Centro-Oeste na Unale e presidente da Comissão Organizadora do evento, disse que a primeira conferência híbrida garante maior alcance do conteúdo do debate, com a presença, de modo remoto e físico. “Para nós é uma grande conquista ter um evento desse patamar em Mato Grosso do Sul. A Unale tem uma estrutura grande que mobiliza 1.059 legisladores e teremos oportunidade de rediscutir o Parlamento, as atuações e o que podemos legislar nesta questão pós-pandemia, para ajudarmos os estados e as Assembleias Legislativas”, pontuou o parlamentar.

Confira a programação:

Evento será realizado no centro de eventos Bosque Expo.

24 de novembro – Às 19h30, inicia a solenidade de abertura da conferência.

25 de novembro – (quinta-feira), o credenciamento começa às 8h. Às 9h30, está previsto o primeiro painel com a temática “A contribuição do Sebrae na melhoria do ambiente legal de negócios”. O palestrante será o gerente de políticas públicas do Sebrae Nacional, Silas Santiago.

No período das 10h às 11h20 será realizado o painel “Redesenhando a modernização nos Parlamentos”, com três painelistas: o cientista político Luís Kimaid, o chefe do Departamento de Documentação e Supervisão do Serviço Científico do Parlamento Helênico/Grécia, Fotis Fitsilis, e também o presidente da Xcential Legislative Technologies (EUA), Mark Stodder. O debatedor será o diretor executivo do Interlegis/Senado Federal, Leonardo Augusto Barbosa.

Das 11h30 às 13h, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), debaterá no terceiro painel “Gestão de inovação com governadores”. A mediação dos painéis do turno matutino será realizada pela jornalista Carmem Cestari.

Após o almoço estão programados quatro painéis. Das 14h10 às 15h20 o tema será “Cenários e Tendências Econômicas” com o economista Alexandre Schwartsman.

Às 15h30, a ministra da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, Tereza Cristina, abordará a temática “Aspectos econômicos do agronegócio”. Das 16h10 às 17h20 será realizado o sexto painel: “Código eleitoral: Principais alterações e como podem impactar nas campanhas”, com o procurador do estado de Pernambuco e especialista em Direito Eleitoral, Prof. Dr. Walber Agra.

Finalizando os painéis, das 17h30 às 18h20, a consultora em comunicação política na estratégia parlamentar, Gisele Meter, abordará no sétimo painel: “Como fazer uma campanha de sucesso nas redes sociais?” Os painéis do período vespertino terão a mediação do jornalista Ogg Ibrahim.

O encerramento dos painéis está previsto para 18h20 e, em seguida, às 18h30, a Unale realiza a Assembleia Geral Ordinária com eleição de sua nova diretoria.

26 de novembro – último dia de conferência, (sexta-feira), serão premiados os finalistas do Prêmio Assembleia Cidadã. O prêmio da Unale incentiva projetos de destaque nas casas legislativas nas categorias de Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais. O encerramento da 24ª Conferência será às 12h. Veja a programação oficial aqui.