A vacina polivalente para cães, chamada também de V11, terá 8 mil doses distribuídas gratuitamente pela Prefeitura de Campo Grande. A campanha de imunização começa nesta segunda-feira (23).

Terão prioridade na aplicação cachorros abrigados por ONGs (Organizações Não-governamentais) que cuidam de animais abandonados ou que sofreram maus-tratos, desde que mantidas por protetores independentes.

Segundo a prefeitura, Campo Grande será a primeira capital do país a disponibilizar gratuitamente a vacina V11.

Proteção – O imunizante previne, principalmente, a cinomose. Ela é uma das doenças virais mais perigosas para os cães, especialmente filhotes.

A infecção causa sintomas como febre, secreção ocular e nasal, problemas respiratórios, digestivos e neurológicos. O tratamento para um animal acometido pela doença varia entre R$ 3 mil e R$ 10 mil, ainda de acordo com a prefeitura.

Além da cinomose, a vacina V11 protege contra uma série de doenças graves que afetam os cães, como a parvovirose, hepatite infecciosa canina, adenovírus tipo 2, parainfluenza e leptospirose. Todas elas podem levar à morte do animal, se o quadro for grave.