A visita do Papa João Paulo II a Mato Grosso do Sul completa 30 anos neste mês de outubro.

Karol Józef Wojtyła foi o primeiro pontífice a visitar o Brasil e em uma das suas três visitas, veio a Mato Grosso do Sul, onde celebrou duas missas em Campo Grande e também visitou das dependências do Hospital São Julião.

A data ficou guardada na lembrança de quem viveu um momento único e celebrou também a divisão do Estado, que completava 13 anos em 1991.

No dia 16 de outubro daquele ano, o progressista Karol Józef Wojtyla também comemorava 13 anos de pontificado e realizou uma missa na capela da Missão Salesiana da Capital.

A visita

O Papa João Paulo II esteve oficialmente em três oportunidades. A primeira, em 1980, marcou a primeira visita de um papa ao Brasil, com o pontífice percorrendo 13 cidades em 12 dias.

Na última, em 1997, ficou por quatro dias no Rio de Janeiro (RJ) em um encontro de jovens católicos.

Mas é a segunda visita, em 1991, que marcou os campo-grandenses, afinal a capital de Mato Grosso do Sul foi uma das dez visitadas pelo líder católico.

Karol Wojtyla chegou em Campo Grande por volta das 19h30 do dia 16 de outubro, na Base Áerea.

Entrou na cidade com o Papa-móvel, e foi recebido por centenas de fiéis ao longo das avenidas Duque de Caxias e Afonso Pena até a sede da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT).

João Paulo II celelbrou missa na capela da Missão Salesiana, em comemoração aos seus 13 anos de pontificado.

Já no dia 17 de outubro, ele se encontrou com hansenianos no Hospital São Julião e, às 10h30, rezou a Missa Campal no local hoje conhecido como Praça do Papa.

Fonte: Correio do Estado